quarta-feira, 18 de março de 2009

Olha os nordestinos aí

Sempre achei os clubes (de futebol) nordestinos injustiçados. Fora da região, é dificílimo ter acesso a qualquer tipo de informação sobre seu dia-a-dia, diferentemente de qualquer outra equipe do eixo Rio-São Paulo, por exemplo.

Vejo isso todos os dias, não apenas como observadora, mas dentro de um veículo. Sempre ouvi dizer que os focos são dados pelo potencial consumidor, onde o Sudeste concentra a maior parte da publicidade envolvida, assim como o maior número de pessoas com acesso à internet.

Poucos tomam conhecimento de como torcidas de equipes como Bahia, Vitória, Sport, Náutico e Santa Cruz (só pra citar as maiores) são apaixonadas e transformam seu amor em números.

No ano passado, o Tricolor Baiano teve média de público igual e, em alguns momentos, superior a clubes como São Paulo e Flamengo, mesmo estando na Série B do Campeonato Brasileiro.

......

O retorno do Sport à Libertadores está mudando um pouquiiiinho esse cenário. A boa campanha na fase de grupos está atraindo olhares para o rubro-negro, tanto de empresários quanto de espectadores. As pessoas querem entender como o 'patindo feio do grupo da morte' está se saindo tão bem, mesmo sem ser tão conhecido.

Agora, as pessoas tomam ciência de que o Sport está invicto há mais de quatro meses, que conquistou seis turnos seguidos do Campeonato Pernambucano e destriu os adversários na Copa do Brasil, em 2008, jogando na Ilha.

Bastou menos de uma dúzia de matérias especiais nos dias próximos da partida contra a LDU para a home page entrar no top 10 do globoesporte.com. Foram mais de 72 mil acessos em um período de 12 horas antes e depois do confronto. Agora, responde: será que se o material tivesse o mesmo nível com uma frequência maior, o número de acessos também não responderia à altura?

....


Emerson Gonçalves, no Olhar Crônico Esportivo de hoje, chamou atenção para a boa organização fora de campo das equipes pernambucanas. As diretorias do Timbu, Tricolor e do Leão se uniram para, juntas, fazerem a força.

Vemos, na postagem, números que provam o potencial consumidor da terra do frevo. Diferentemente de equipes consideradas grandes do esporte nacional, os clubes de Recife conseguiram se organizar para lutarem, juntos, fora dos gramados.

Os dirigentes se uniram para conversar sobre marketing esportivo com empresas para abordarem questões como a pirataria e licenciamento de produtos. Um passo simples, mas que, para os ditos 'grandes' parece distante de acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário